Marketing e tudo que você não sabe sobre ele

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o marketing não é a mesma coisa que publicidade. Ele é na verdade um método utilizado para determinar quais serviços ou produtos atendem as preferências e necessidades dos consumidores. Um de seus objetivos é definir as estratégias que deverão ser utilizadas para alcançar o consumidor. Isto com base na medição, quantificação e tamanho do mercado. Por haver um equívoco com relação ao conceito de marketing muitas pessoas acabam não compreendendo o seu real significado. E é por este motivo que no artigo de hoje iremos falar sobre 5 coisas que você não sabia sobre o Marketing.

5 coisas que você não sabe sobre o Marketing

O Marketing é a ferramenta responsável manipular atividades que irão ser aplicadas no relacionamento com o cliente a fim de efetuar uma venda de produtos ou serviços. Ao contrário ainda do que muito se engana a respeito do marketing. É que ele não se trata exclusivamente de ‘‘venda’’, mas sim, o meio pelo qual as vendas serão alcançadas. Por esse motivo é que não se pode esperar resultados imediatos após a implementação das estratégias de marketing. Ele é um processo gradativo, que estabelece resultados a longo prazo. Mas antes de planejar, investir ou tomar qualquer iniciativa com o processo de marketing. É necessário saber quem é sua persona. Para descobrir quais as suas preferências, desejos e necessidades. Você terá que conversar com seu cliente, a fim de ouvir suas críticas, ideias e sugestões.

Fundamentos do marketing

Um dos passos fundamentais para o marketing é o engajamento, que nada mais é que o grau de interação entre o conteúdo disponibilizado por sua marca e os clientes. Para mensurar o nível do engajamento dos clientes, pode ser utilizado parâmetros como: envolvimento, intimidade, interação e influência.  O envolvimento pode ser medido de acordo com as curtidas recebidas em sua página por exemplo. A intimidade é a relação direta da pessoa com a marca, como sua perspectiva e opinião.  A interação pode ser vista nos comentários, e outros meios de relacionamento com a marca. E a influência é a probabilidade de a pessoa recomendar a marca para outras pessoas ou voltar a consumi-la. Após fazer uma campanha de marketing, ela precisa ser medida, a fim de verificar se os objetivos estão sendo alcançados. O KPI (Key Performance Indicator), é um dos tipos de indicadores de desempenho que pode ser utilizado para determinar o sucesso das campanhas realizadas.

Conversão

A taxa de conversão também é outro quesito que está relacionado ao marketing e muitas pessoas não sabem. Ela significa o percentual de pessoas que foram atingidas por uma campanha que realizou uma conversão. CPM, CPA e CPC são alguns dos modelos de publicidade paga na internet. Eles devem ser escolhidos dependendo de sus estratégias, no COM (custo por mil), sua empresa irá pagar pela veiculação da exibição de mil anúncios, independente dos cliques. No caso do CPA (custo por aquisição), você ira pagar pela conversão de seu objetivo, que é quando a pessoa conclui uma venda, faz um download ou um cadastro, por exemplo. Já no CPC (custo por clique),quando um usuário clica em um anúncio, patrocínio ou banner você paga por essa ação. Dentre os três, o mais utilizado é o CPC, pois contribui para gerar tráfego e ainda conversões diretas.

ROI

Por fim, vamos falar sobre um último indicador, o ROI. Contudo é o indicador mis importante de toda e qualquer estratégia de marketing, afinal você tem que saber se os seus investimentos estão lhe trazendo o retorno desejado. Basicamente o ROI mostra qual o seu gasto e quanto gerou os seus resultados, fazendo com que você consiga avaliar se sua estratégia precisa ser repensada ou está dando certo. Gostou do artigo e de descobrir novos conceitos relacionados ao marketing, que talvez você não sabia? Então deixe o seu comentário, compartilhe este artigo em suas redes sociais e qualquer dúvida, estamos à disposição!  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *